Autoridades espanholas revelam causa da explosão do carro que vitimou Diogo Jota e o irmão

O trágico incidente ocorreu na autoestrada A-52, na província de Zamora, Espanha, e teve contornos particularmente violentos, com o veículo onde seguiam os dois irmãos — um Lamborghini alugado — a incendiar-se completamente após embater no rail de proteção.

Autoridades espanholas revelam causa da explosão do carro que vitimou Diogo Jota e o irmão

As autoridades espanholas divulgaram as primeiras conclusões da investigação ao acidente que, na noite de 3 de julho, vitimou os futebolistas portugueses Diogo Jota e André Silva. O trágico incidente ocorreu na autoestrada A-52, na província de Zamora, Espanha, e teve contornos particularmente violentos, com o veículo onde seguiam os dois irmãos — um Lamborghini alugado — a incendiar-se completamente após embater no rail de proteção.

Segundo as conclusões preliminares da investigação, agora tornadas públicas pela Guardia Civil, a explosão do carro não teve qualquer relação com os pneus, ao contrário do que foi inicialmente avançado por alguns meios de comunicação. As autoridades esclareceram que o impacto do carro com o rail resultou na rutura do depósito de combustível, que se partiu em dois, provocando a explosão quase imediata. “Era impossível sobreviver”, declarou uma fonte da Guardia Civil, citada pela imprensa espanhola.

Nos dias que se seguiram ao acidente, a identificação dos ocupantes revelou-se complexa, devido ao estado dos corpos. Foi necessário o apoio da família para confirmar que era Diogo Jota quem se encontrava ao volante do veículo no momento do impacto. A confirmação oficial só foi possível após a realização de exames forenses e da análise de elementos recolhidos no local do acidente.

Recorde-se que o jornal El Mundo noticiou, com base em provas recolhidas pela Guardia Civil, que uma das hipóteses iniciais apontava para um possível problema com uma roda do carro, associado ao excesso de velocidade. No entanto, as perícias agora finalizadas afastam essa possibilidade como causa direta da explosão. O processo segue agora para o Tribunal de Primeira Instância e Instrução de Puebla de Sanabria, que ficará responsável por dar seguimento à fase judicial.

O falecimento de Diogo Jota, conhecido internacionalmente pela sua carreira no futebol inglês e na seleção portuguesa, e do seu irmão, causou uma comoção generalizada em Portugal. O impacto emocional foi especialmente sentido no seio da família, que tem enfrentado decisões difíceis relacionadas com heranças, guarda dos filhos e mudança de residência, como noticiado recentemente. O caso continuará a ser acompanhado pelas autoridades espanholas nas próximas semanas.

Leia este e outros artigos aqui.