A Volvo Cars, empresa sueca do grupo chinês Geely, vai transferir a produção do seu modelo mais vendido no mundo da Suécia para os Estados Unidos para evitar tarifas impostas pela administração Trump: assim, este modelo deixará de ser produzido na fábrica sueca de Torslanda e será transferido para a fábrica americana de Ridgeville, nos arredores de Charleston, na Carolina do Sul.
O modelo totalmente elétrico EX90 e o SUV elétrico Polestar 3 também são produzidos nesta fábrica. A produção do XC60 nos Estados Unidos está prevista iniciar-se no final de 2026.
O XC60 é o modelo mais vendido da marca automóvel em todo o mundo: no primeiro semestre do ano, as vendas globais do XC60 cresceram 4,1% face ao período homólogo, atingindo as 120.407 unidades. Ou seja, mais de uma em cada três vendas globais são deste modelo. Paralelamente, as vendas do XC60 nos Estados Unidos aumentaram 23% no primeiro semestre do ano, e 25% delas foram de híbridos plug-in.
O XC60 ultrapassou recentemente a carrinha 240 como o modelo mais vendido de sempre, com mais de 2,7 milhões de unidades nas ruas em todo o mundo.
Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Cars, explicou que “a adição do XC60 à nossa linha de produção em Charleston irá fortalecer ainda mais a sua posição e apelo no competitivo mercado dos EUA, ao mesmo tempo que impulsionará e criará empregos no setor de fabrico dos EUA”.
A fábrica da Volvo Cars na Carolina do Sul foi inaugurada em 2015. A multinacional sueca investiu 1,3 mil milhões de dólares (1,116 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) na fábrica na última década, com investimentos significativos para a preparar para o futuro.
Nos Estados Unidos, a Volvo vai produzir as versões híbrida leve (MHEV) e híbrida plug-in do XC60.
A verdade é que esta não é a primeira vez que a Volvo Cars transfere a produção de um modelo para evitar custos adicionais: a multinacional sueca fez o mesmo no ano passado, quando anunciou a transferência do fabrico do EX30 e do EX90 para a Bélgica para evitar tarifas sobre as importações de veículos elétricos impostas pela Comissão Europeia.
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