Nissan Qashqai com nova geração e-POWER: menor consumo, menos emissões e condução mais silenciosa

Motor a gasolina serve unicamente para gerar eletricidade, que alimenta diretamente o motor elétrico responsável por mover as rodas — e, quando necessário, carrega a bateria

Nissan Qashqai com nova geração e-POWER: menor consumo, menos emissões e condução mais silenciosa

Quase uma década após a sua estreia mundial, a Nissan lança a versão mais avançada da sua tecnologia exclusiva e-POWER. Apresentada na Europa há quatro anos, a tecnologia e-POWER foi desenvolvida pela Nissan para proporcionar uma experiência de condução elétrica sem necessidade de carregamento externo — combinando a aceleração suave e instantânea, típica de um veículo elétrico, com a conveniência quotidiana de um motor de combustão interna.

Este avançado sistema de nova geração foi totalmente reformulado para proporcionar uma melhor eficiência energética, emissões mais baixas e maior suavidade de funcionamento. A nova geração e-POWER chega ao Nissan Qashqai para facilitar a transição para a mobilidade zero emissões.

A autonomia de um diesel, com a resposta e conforto de um veículo elétrico

O princípio fundamental da tecnologia e-POWER traduz-se em benefícios reais para os clientes: o motor a gasolina serve unicamente para gerar eletricidade, que alimenta diretamente o motor elétrico responsável por mover as rodas — e, quando necessário, carrega a bateria.

Ao contrário dos híbridos convencionais, não há caixa de velocidades nem acoplamentos complexos entre motor térmico e motor elétrico, o que permite uma resposta instantânea e uma condução sempre suave — tal como ocorre num veículo 100% elétrico. Além disso, o sistema de travagem regenerativa converte a energia cinética em energia elétrica, que é devolvida à bateria.

O novo e-POWER eleva este conceito ao próximo nível, oferecendo o melhor equilíbrio da sua classe entre desempenho, conforto semelhante ao de um elétrico e eficiência real de combustível — mantendo, ao mesmo tempo, a autonomia e flexibilidade de um motor de combustão convencional.

Melhorias significativas em todas as áreas-chave:

Consumo de combustível: reduzido para 4,5L/100km (WLTP) — o melhor da sua classe, permitindo uma autonomia teórica de 1.200 km (WLTP);

Emissões de CO₂: baixaram de 116g/km para 102g/km — uma redução de 12% face à geração anterior;

Ruído no habitáculo: reduzido em até 5,6 dB — garantindo um conforto acústico semelhante ao de um veículo elétrico;

Modo Sport: com mais 10kW — proporciona uma condução mais envolvente e responsiva.

Novo motor e unidade motriz compacta

No centro do novo e-POWER está uma unidade motriz modular 5-em-1 recentemente desenvolvida, que integra um conjunto composto por motor elétrico, gerador, inversor, redutor e aumentador de tensão num pack mais leve e compacto. Com melhorias na calibração do motor e isolamento acústico, o sistema reduz significativamente o ruído e vibrações em carga. A potência total aumentou em 11kW, atingindo um máximo de 151kW. A capacidade da bateria mantém-se nos 2,1 kWh.

Apesar de continuar a utilizar uma configuração de três cilindros com 1.5 litros turbo, o motor é totalmente novo e foi especificamente desenvolvido para utilização em conjunto com a tecnologia e-POWER. Incorpora o conceito de combustão STARC exclusivo da Nissan, que eleva a eficiência térmica para 42% — um valor excecional — graças à estabilização da combustão no interior dos cilindros, permitindo um funcionamento mais silencioso e eficiente a baixas rotações. Um novo turbocompressor maior também contribui para ganhos de eficiência, possibilitando a redução das rotações em 200rpm durante condução em autoestrada, reduzindo ainda mais o ruído.

A tecnologia de compressão variável presente na versão anterior deixou de ser necessária devido às outras evoluções do novo motor.

Adicionalmente, a eficiência foi melhorada com a introdução de óleo lubrificante 0W16, que reduz o atrito interno. Os clientes beneficiarão ainda de intervalos de manutenção mais alargados — de 15.000 km para 20.000 km.

O resultado de todas estas melhorias traduz-se numa poupança de combustível 16% superior em condições reais de utilização, e 14% de melhoria no consumo em autoestrada, face à geração anterior.

David Moss, Vice-Presidente Sénior de Investigação & Desenvolvimento da região AMIEO da Nissan: “Esta nova versão do e-POWER reflete tudo o que aprendemos ao desenvolver sistemas de motorização elétrica para a Europa. Analisámos os aspetos mais valorizados pelos clientes e reestruturamos o sistema para maximizar a eficiência, reduzir as emissões e oferecer uma condução mais silenciosa e refinada — com o mesmo desempenho de um diesel. Orgulhamo-nos de poder afirmar que o novo e-POWER apresenta agora os melhores valores da sua classe em eficiência e emissões.”

Autonomia sem complicações – rumo à eletrificação

Para muitos condutores, a transição para um veículo 100% elétrico ainda levanta questões sobre carregamento, autonomia, infraestrutura e hábitos. É aqui que entra a tecnologia ePOWER.

Com motorização totalmente elétrica, mas sem necessidade de carregamento externo, o novo e-POWER oferece uma transição simples e confiante para a condução eletrificada — juntando a suavidade e resposta imediata de um elétrico com a autonomia e conveniência de um veículo a combustão. Proporciona a experiência de um elétrico, mas sem os desafios frequentemente associados aos veículos elétricos a bateria.

E como o motor a gasolina nunca move diretamente as rodas, a condução é 100% elétrica — sem mudanças de velocidades, sem atrasos na resposta, e com ruído mínimo a baixas velocidades. Contudo, ao contrário de um elétrico a bateria, o abastecimento é feito em qualquer posto de combustível.

Ao remover a complexidade da mudança, o e-POWER funciona como uma verdadeira tecnologia de transição — oferecendo os benefícios da mobilidade elétrica sem compromissos. É a escolha ideal para quem procura algo melhor, mas sem abandonar o que lhe é familiar.

Clíodhna Lyons, Vice-Presidente da região AMIEO para Planeamento de Produto e Serviços, acrescenta: “Esta geração do e-POWER resulta da combinação da visão da Nissan para cadeias cinemáticas eletrificadas com os insights recolhidos junto dos nossos clientes. Eleva ainda mais a promessa do e-POWER, ao entregar uma eficiência significativamente superior sem comprometer o desempenho. A melhor eficiência energética e autonomia — mesmo em autoestrada — com uma condução EV agradável e refinada no dia a dia. E tudo isto sem alterar os hábitos associados aos veículos convencionais. Mais do que nunca, representa uma transição perfeita para os nossos clientes rumo à mobilidade elétrica e um pilar essencial da nossa estratégia de eletrificação.”

Novo Qashqai e-POWER disponível a partir do último trimestre de 2025

O novo Nissan Qashqai beneficiará também de melhorias tecnológicas significativas, como o sistema de infotainment com Google integrado, incluindo Google Maps, Assistente Google e acesso à Play Store. Estão incluídas novas funcionalidades como comandos por voz via Google Assistant, previsões meteorológicas para destinos planeados e “Nissan Trip Stories” — que permite aos utilizadores gravar e partilhar facilmente as suas viagens favoritas através da aplicação NissanConnect Services.

A assistência à condução também evolui, com as funcionalidades ProPILOT melhoradas, incluindo interfaces de condução autónoma multi-faixa com maior inteligência para monitorização de trânsito e maior perceção do ambiente envolvente.

Os clientes do novo e-POWER beneficiarão de um custo total de utilização (TCO) mais baixo, graças ao aumento dos intervalos de manutenção para 20.000 km.

Produzido na fábrica de última geração da Nissan em Sunderland, Reino Unido, o novo Qashqai com a mais recente evolução da tecnologia e-POWER estará disponível em Portugal a partir do último trimestre de 2025. Especificações finais de equipamento (de série ou opcional) e preço no mercado nacional, serão divulgados por ocasião do início de comercialização do novo e-POWER.

Leia este e outros artigos aqui.