Verdade… ou mito urbano: conduzir de chinelos ou em tronco nu dá multa?

O calor aperta e a vontade de refrescar faz ter vontade de pegar no carro em direção à praia ou piscina mais próximas

Verdade… ou mito urbano: conduzir de chinelos ou em tronco nu dá multa?

O calor aperta e a vontade de refrescar faz ter vontade de pegar no carro em direção à praia ou piscina mais próximas.

Por uma questão prática, calçam-se chinelos e, muitas vezes, o calor no interior do carro faz afastar a t-shirt. E eis que surge a dúvida: conduzir de chinelos ou em tronco nu dá, efetivamente, multa? Estes mitos ou regras existem de facto no Código da Estrada? O ACP apresenta a resposta.

É proibido conduzir de chinelos ou em tronco nu?

Não, não é proibido conduzir de chinelos ou em tronco nu. Estes são mitos urbanos que todos os verões são ouvidos e repetidos. Aliás, para os desmistificar, a GNR criou, no verão de 2020, uma campanha na sua página de Facebook que esclarecia estas questões.

Não existe qualquer indicação no Código da Estrada sobre não se poder conduzir de chinelos ou em tronco nu. Porém, importa que o calçado e o vestuário usados (ou a sua falta) não sejam um entrave para uma condução segura.

Tenha em atenção a segurança na condução

Agora que já sabe que conduzir de chinelos ou em tronco nu não dá multa, é preciso que tenha em consideração a sua segurança. Certos chinelos possuem solas grossas e demasiado largas que podem retirar capacidade para atuar convenientemente nos pedais do veículo, levando, por exemplo, ao pisar simultâneo de dois pedais. Às vezes, é o próprio calçado que fica preso no acelerador, não permitindo que o condutor trave. Quando estas situações acontecem, a segurança rodoviária fica em risco. É por isso aconselhado que o calçado seja confortável e adequado à condução, quer se trate de sapatos, botas ou chinelos.

Se conduzir em tronco nu, não se esqueça de algo muito importante: o cinto de segurança — caso não o faça pode, efetivamente, ser multado independentemente de estar ou não completamente vestido. Porém, caso esteja a conduzir em tronco e tenha de fazer uma travagem mais repentina ou mesmo em caso de acidente, o risco de lesão é maior, dado que o cinto pode ferir o tronco, uma vez que está em contacto direto com a pele.

Leia este e outros artigos aqui.