Custo da substituição de baterias de elétricos é um medo recorrente: mas as dos híbridos não são uma exceção e podem ser três vezes mais caras

Em 2024, os preços por kWh das baterias PHEV eram mais de três vezes maiores do que os dos carros elétricos, devido ao seu tamanho menor e maiores requisitos de energia

Custo da substituição de baterias de elétricos é um medo recorrente: mas as dos híbridos não são uma exceção e podem ser três vezes mais caras

O preço das baterias de carros elétricos é, em regra, um dos motivos de maiores preocupações dos clientes, embora a substituição desta peça fora da garantia seja, na verdade, mais rara do que o esperado.

Mas o caso dos carros híbridos é muito menos discutido, embora as suas baterias em regra tenham um preço por kWh muito mais alto. A conta pode facilmente chegar a 2 mil euros para um híbrido leve simples e se tornar tão alta para um híbrido plug-in quanto para um modelo totalmente elétrico.

Uma boa parte dos modelos híbridos atualmente no mercado são, na verdade, híbridos leves simples, também chamados de MHEV. O seu princípio agrada aos fabricantes: já são considerados híbridos, permitem melhor eficiência do que um motor térmico puro (reduzindo as emissões para o fabricante) e evitam o desenvolvimento de um “híbrido completo” (também conhecido como HEV ou FHEV).

De acordo com o site ‘L’Automobile Magazine’, basta adicionar uma bateria de 48 volts – ou 24 ou mesmo 12, como em certos Suzukis ou no Fiat Panda – associada a um motor elétrico ligado à correia de alternador, ou localizado entre o motor térmico e a caixa de velocidades, para se obter um híbrido leve.

Assim como os modelos híbridos completos ou híbridos plug-in (PHEV), os veículos híbridos leves são equipados com uma bateria de íons de lítio. Embora essas baterias raramente falhem, podem precisar ser substituídas em caso de acidente. Apesar da sua baixa capacidade, a substituição da bateria de um veículo híbrido leve pode custar até 3 mil euros.

Uma bateria híbrida plug-in a um preço de ouro

Seja a diesel ou a gasolina, para reduzir as emissões aprovadas e, ao mesmo tempo, obter rótulos ambientais mais favoráveis nos vários países da UE, os sistemas híbridos leves são todos equipados com uma pequena bateria de íons de lítio. E isso, comparado à sua capacidade, é extremamente caro.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, o preço de uma bateria de carro híbrido, independentemente do seu nível de hibridização, é proporcionalmente maior do que o de um carro 100% elétrico. Em 2024, os preços por kWh das baterias PHEV eram mais de três vezes maiores do que os dos carros elétricos, devido ao seu tamanho menor e maiores requisitos de energia. Assim, o preço médio de uma bateria de 20 kWh para um PHEV em 2024 era aproximadamente o mesmo que o de uma bateria de 65 kWh para um carro elétrico.

Como isso se traduz na substituição de uma bateria de íons de lítio num veículo híbrido leve?

Tudo depende do veículo e da marca, é claro, mas, em média, a bateria sozinha custa cerca de 2 mil euros, sem incluir a mão de obra. Para a maioria das marcas, o preço de uma dessas baterias é algo que é mantido em segredo do público, pela simples razão de que não as vendem para terceiros fora da rede oficial de concessionários.

A bateria num sistema híbrido leve geralmente é substituída após um acidente, não em caso de avaria. A bateria num carro híbrido geralmente dura mais de 200 mil km.

Leia este e outros artigos aqui.