Tem um carro a combustão? Sabe quanto tempo dura a bateria e como prolongar a sua vida útil?

O bom funcionamento das baterias depende da influência de vários fatores na sua durabilidade e eficácia. Se não lhes prestar atenção, poderá ficar apeado

Tem um carro a combustão? Sabe quanto tempo dura a bateria e como prolongar a sua vida útil?

Poucas coisas são mais frustrantes do que rodar a chave do seu carro e descobrir que esta não pega. Embora muitas vezes nos preocupemos com o combustível ou com a manutenção do motor, a bateria é um componente essencial que muitas vezes passa despercebido… até falhar. É uma ocorrência comum; esta situação verifica-se diariamente em qualquer oficina em Portugal.

Todos os componentes do seu veículo se desgastam com o uso e com o tempo, pelo que é necessário prestar-lhes atenção para garantir que não fica preso.

É possível prolongar a vida útil da bateria?

A primeira coisa que precisa de considerar, indicou o site espanhol ’20 Minutos’, é a duração ideal da bateria. Por um lado, é difícil estabelecer uma data de validade exata, pois depende do modelo, mas as mais convencionais variam entre os dois e os cinco anos. Por outro lado, as que funcionam com modelos mais atuais, que incluem extras concebidos para alcançar uma maior eficiência, podem durar até oito anos.

Além disso, existem métodos para prolongar a vida útil destes tipos de componentes. Por exemplo, carregadores específicos mantêm a carga constante, tornando muito mais difícil ficar sem energia.

Quanto custa uma bateria nova?

O preço de uma bateria nova para um automóvel com motor de combustão varia consoante vários fatores: capacidade, tecnologia, marca ou se o veículo possui sistemas como o Start-Stop.

Primeiro, as baterias “mais convencionais” custam cerca de 60 euros. No entanto, aquelas com este sistema de paragem quando parado podem custar mais do dobro desse preço.

Quais as diferenças entre as baterias convencionais e as baterias para sistemas start-stop?

As baterias convencionais e as baterias para veículos start-stop apresentam diferenças importantes que afetam tanto o seu desempenho como o seu preço. As baterias convencionais, por outro lado, são concebidas para veículos tradicionais e podem suportar aproximadamente 30.000 ciclos de carga e descarga.

As baterias start-stop, por outro lado, precisam de ser mais duráveis, uma vez que os veículos com esta tecnologia exigem ciclos de arranque e paragem do motor muito mais frequentes. Estas baterias, como as AGM (Absorbent Glass Mat) ou EFB (Enhanced Flooded Battery), estão concebidas para suportar até 100.000 ciclos.

Leia este e outros artigos aqui.