É daqueles condutores que usa o depósito do combustível até ao limite? Poupar pode custar-lhe caro…

É uma prática comum entre muitos condutores que desconhecem que, com o tempo, os resíduos, a sujidade e as partículas em suspensão acumulam-se no depósito de combustível, criando gradualmente uma "espuma" cada vez mais sólida

É daqueles condutores que usa o depósito do combustível até ao limite? Poupar pode custar-lhe caro…

O combustível não está, neste verão, no seu preço mais baixo do ano, pelo que encher o depósito pode ser uma dor de cabeça: no entanto, conduzir com a luz de reserva acesa pode causar muitos problemas.

É uma prática comum entre muitos condutores que desconhecem que, com o tempo, os resíduos, a sujidade e as partículas em suspensão acumulam-se no depósito de combustível, criando gradualmente uma “espuma” cada vez mais sólida. Se encher o depósito até ao limite, o motor, através de todo o sistema de injeção, “sugará” tudo o que estiver no depósito, incluindo a sujidade, e vai transportá para os diversos componentes do sistema de alimentação de combustível e até para o próprio motor.

Assim, encher o depósito até ao limite pode danificar vários componentes antes que toda essa sujidade chegue ao motor. Os injetores, o medidor de combustível, o filtro de combustível e até a própria bomba de combustível podem sofrer danos ou até mesmo deixar de funcionar completamente. Isto sem que todos estes “detritos” cheguem ao motor, o que pode causar danos ainda mais graves.

Assim que a luz do mostrador de combustível acender é sinal que é necessário reabastecer para evitar ficar sem combustível. Mas calma: isto não significa que o combustível acabou, indica apenas que, regra geral, ainda pode conduzir durante mais cerca de 50 a 80 quilómetros (dependendo do carro que tenha).

É importante que tenha sempre presente que a reserva representa 10% a 15% do total de combustível que o depósito comporta.

Se tem por hábito conduzir sempre na reserva, saiba que pode estar a causar estes problemas ao seu carro:

1. Desgaste da bomba de combustível

A bomba de combustível tem como missão bombear combustível para o motor. O combustível funciona como lubrificante e agente de refrigeração da bomba. Se mantiver o nível de combustível sempre demasiado baixo, a bomba não será suficientemente lubrificada ou refrigerada, levando a um desgaste maior e a um sobreaquecimento desnecessário. Isto vai encurta a vida útil da bomba e gera necessidade de substituição prematura.

2. Levantamento de depósitos de partículas

O combustível contém muitos produtos químicos e aditivos, o que significa que o depósito acaba sempre por conter contaminantes e resíduos. Com o tempo, estes sedimentos vão assentando no fundo do depósito.

Se conduz quase sempre com o depósito quase vazio, muito provavelmente a bomba de combustível vai “aspirar” o fundo do depósito e levantar todos os resíduos aí acumulados. Embora o filtro de combustível recolha grande parte destas partículas, algumas delas vão acabar por chegar ao motor e obstruir os injetores, o que poderá causar problemas dispendiosos.

3. Entrada de ar no sistema

Não existindo combustível no depósito, a bomba de combustível vai acabar por bombear ar para o sistema de combustível, o que causará danos graves no motor.

Pode ser multado por ficar sem gasolina na estrada? A resposta é sim…

E, já agora, fique a saber que, se ficar imobilizado na estrada por falta de combustível isso é considerado negligência. Caso aconteça numa autoestrada (onde é proibido estacionar e parar), incorre numa multa entre os 120 e os 600 euros.

Se alguma vez isto acontecer, seja numa autoestrada ou numa estrada secundária (onde não é considerado infração), não se esqueça de assegurar que o seu carro não representa perigo para os outros condutores e que se encontra devidamente sinalizado.

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