Ficar encandeado enquanto conduz pode pôr em risco a sua segurança e a de todos na estrada. Quer durante o dia, devido à luz solar (sobretudo ao entardecer, quando o sol está mais baixo) quer durante a noite, pelo encandeamento das luzes de outros veículos, sempre que isso acontece o condutor pode ficar impedido de ver outras viaturas, obstáculos ou sinais de trânsito.
O ACP deixou várias recomendações de formas para prevenir ou atenuar o encandeamento na condução. Ei-las:
Desviar o olhar dos faróis
Quando os veículos no sentido contrário têm as luzes muito elevadas ou não reduzem para os médios, acabam por encandear. Nestas situações, o correto é desviar o olhar para o lado direito da estrada, para a faixa que delimita a via, evitando olhar de frente para os faróis de quem está a encandear. Ao contrário do que muitas vezes acontece, evite fazer sinais de luzes ou ligar os máximos. Tenha atenção que, se usar os máximos de forma a provocar encandeamento, isso é considerado uma infração muito grave, segundo o Código da Estrada.
Mantenha o para-brisas limpo
Ter o para-brisas limpo ajuda a atenuar o encandeamento na condução, provocado pela luz solar e por outros veículos. Limpe regularmente, tanto por dentro como por fora. Sempre que necessário, utilize o ejetor de água do para-brisas para limpar o vidro quando estiver em viagem. Não se esqueça, também, de certificar-se de que as escovas estão em bom estado — caso contrário, não vão limpar bem o vidro e podem prejudicar a visibilidade.
Tenha óculos de sol no carro
Apesar de uns óculos de sol comuns já serem úteis, se possível opte por óculos polarizados. Oferecem maior proteção e ajudam a reduzir o brilho provocado pelo encandeamento, especialmente em estradas molhadas ou com neve.
Repare danos no para-brisas
Qualquer dano no vidro para-brisas, deve ser reparado de imediato. Mesmo pequenas fissuras podem causar irregularidades na forma como a luz reflete no vidro, aumentando o risco de encandeamento.
Reduza a velocidade e mantenha a distância de segurança
Quando há encandeamento, demora-se cerca de três a sete segundos (ou mais) a recuperar a visão. Para ter tempo de recuperar sem grandes riscos, o melhor é reduzir a velocidade e deixar uma distância de segurança ainda maior. Desta forma, tem mais tempo para reagir aos imprevistos.
Ajuste os espelhos
À noite, um veículo que circule atrás, pode refletir as luzes dos faróis nos seus espelhos provocando encandeamento. Tente ajustar os espelhos, de modo a que as luzes da outra viatura reflitam com menor intensidade. Mais tarde, volte a ajustar os espelhos, para a regulação anterior.
Utilize a pala do sol
Mesmo com óculos de sol, pode ocorrer encandeamento na condução. Quando tal acontece, utilize a pala de sol do veículo. Pode ajudar a aumentar a visibilidade e a tornar mais confortável a condução.
Pare a viatura
Quando o encandeamento na condução se torna persistente e já tentou o máximo para o atenuar, a opção mais sensata é encostar e parar a viatura. Faça-o num local seguro e até sentir que a causa do encandeamento já terminou ou abrandou (por exemplo, quando o sol nasce ou se põe).
Regule os faróis
Faróis mal regulados podem encandear os outros condutores e prejudicar a sua visibilidade. Certifique-se de que os faróis do seu automóvel estão corretamente ajustados e em boas condições. Caso necessite de ajuda neste aspeto, as oficinas de Serviços Rápidos ACP verificam e corrigem o que for necessário.
Evite conduzir em fases críticas
O nascer e o pôr do sol são fases de elevado encandeamento na condução. Se puder, evite viagens nestas horas. Sobretudo no sentido de frente para o sol. Como alternativa, opte por um percurso diferente, para que a intensidade da luz fique o mínimo de frente para si.
Leia este e outros artigos aqui.