O Ford Mustang GTD deteve o recorde de carro americano mais rápido em Nürburgring, na Alemanha, por pouco mais de sete meses. A Ford anunciou uma volta de 6:57.685 em dezembro e a melhorou com 6:52.07 alguns meses depois, mas a Chevrolet acabou de conquistar o título com o Corvette ZR1 e o ZR1X – pode ver o vídeo aqui.
A resposta da Ford? “Que comece o jogo.”
A resposta veio diretamente do CEO Jim Farley, que respondeu “parabéns à equipa do Corvette. O jogo começou!” numa publicação na rede social ‘Instagram’ na página oficial do Corvette, indicou o site especializado ‘Motor1’.
A Ford poderia regressar às pistas com o Mustang GTD, mas este carro está em desvantagem em comparação com o ZR1 e o ZR1X. O Mustang GTD pesa mais de 1.990 kg, de acordo com documentos da EPA divulgados pela ‘Road & Track’ em fevereiro último, enquanto a revista ‘Car and Driver’ indicou o ZR1 em 1.690 kg. A Chevrolet não revelou o peso do ZR1X, mas é razoável esperar que ultrapasse a marca de 1.810 kg.
O Mustang GTD produz 815 cavalos de potência, o que é bastante, mas o ZR1 produz 1.064 cavalos e o ZR1X 1.250 cavalos. Dados de potência e peso não são tudo, mas contam. O GTD, no entanto, possui um sistema de suspensão altamente avançado, enormes pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R e um pacote aerodinâmico extremamente sofisticado que inclui um sistema de redução de arrasto no estilo da Fórmula 1 para manter a asa em linha reta.
De qualquer forma, não se sabe se a Ford tem algo planeado. Farley certamente quer recuperar o recorde; o próprio é piloto e está a levar o desempenho ao limite com o Mustang, mas a Ford não vai ao ‘Ring’ sem saber que tem pelo menos uma chance de bater o tempo do Corvette. Pode haver mais tempo no GTD, mas a Ford também pode precisar de esperar até ter o seu próximo grande desafio para superar a Chevrolet.
Leia este e outros artigos aqui.