‘One plus One’ da Bentley: o primeiro Batur Convertible criado pela Mulliner

Mulliner é a divisão interna da Bentley dedicada a projetos especiais e personalizados

‘One plus One’ da Bentley: o primeiro Batur Convertible criado pela Mulliner

O primeiro dos Batur Convertibles foi criado pela Mulliner, a divisão interna da Bentley dedicada a projetos especiais e personalizados. Verdadeiramente único, o exterior do Batur Convertible tem acabamento em Opalite com detalhes em Beluga e Mandarin. O interior, criado em colaboração com o cliente, apresenta um design exclusivo «One plus One», em que a zona do condutor e o espaço do passageiro surgem com acabamentos em cores contrastantes, mas complementares.

Focado no condutor

O design deste primeiro Batur Convertible enfatiza a performance extraordinária do seu motor W12 de 740 cv. O prateado cintilante do acabamento exterior Opalite é dividido ao meio por uma faixa preta brilhante Batur, ladeada em cada lado por riscas Mandarin. A faixa pintada, perfeitamente integrada na carroçaria, começa no radiador e estende-se para trás sobre o capot e a “ponte aérea” do cockpit, antes de continuar ao longo da plataforma traseira até ao emblema Bentley. Na traseira, estes elementos estão ligados por um bordado personalizado com a mesma formação sobre o Tonneau traseiro. A grelha matricial distintiva do Batur tem um acabamento em Beluga brilhante com detalhes em laranja Mandarin, enquanto as jantes de liga leve de cinco raios apresentam os mesmos tons e detalhes.

Interior «One Plus One»

Se o exterior deste exclusivo Batur Convertible apresenta ecos dos clássicos automóveis desportivos de competição, o interior desenvolve o tema da performance. O seu habitáculo do tipo «cápsula» centrada no condutor está visualmente separado da zona dos passageiros por duas cores contrastantes: preto Beluga no lado do condutor e Linen para o ocupante do banco do passageiro.

Desta forma, o banco do condutor tem acabamento em pele preta Beluga e Alcantara, com o padrão Batur da Mulliner destacado nos apoios laterais dos bancos e nas inserções das portas em linho e costura contrastante em Mandarin. Uma faixa de pele em tom Mandarin circunda o condutor, estendendo-se do lado do condutor da consola central até ao painel de instrumentos e continuando sem interrupções por baixo da moldura da porta.

Em contraste dramático, o passageiro reclina-se num banco de formato desportivo em couro Linen e Alcantara com detalhes em Mandarin. Os detalhes do padrão Batur no banco e nas inserções das portas estão sobre um fundo Linen com costura contrastante em Mandarin.

Atrás dos dois bancos, a zona de bagagem interior segue a mesma lógica, com o design exclusivo do padrão Batur em Beluga no lado do condutor e em Linen para o passageiro. Até os detalhes, como os porta-chaves e os cintos de segurança a condizer, estão coordenados com as duas cores respetivas.

Detalhes meticulosos

As especificações deste Batur Convertible revelam a paixão pelo detalhe por parte do proprietário que o encomendou, concretizada pelo meticuloso trabalho artesanal da equipa Mulliner. O painel frontal e as molduras das portas apresentam um subtil acabamento acetinado em preto, com revestimento Beluga brilhante na consola central. As molduras exteriores dos mostradores têm acabamento Beluga, enquanto os mostradores propriamente ditos têm acabamento em titânio claro.

O volante é revestido em Beluga com superfícies internas em linho e costura cruzada em Mandarin, com um detalhe em titânio maquinado no ponto morto superior. Outros detalhes em titânio maciço incluem as patilhas de mudança de velocidades, os comandos rotativos nos braços do volante, o comando rotativo Charisma na consola central, os comandos das saídas de ar e o anel interior das saídas de ar em forma de alvo em ambas as extremidades do painel. As soleiras exteriores iluminadas ostentam a placa com o nome Batur e a numeração da unidade.

O melhor Grand Tourer descapotável

Ao abrir o compartimento traseiro, revela-se outro elemento personalizado encantador. Um conjunto de duas malas está guardado no interior; uma correspondente ao esquema de cores do condutor em Beluga e a outra em Linen. Como toque final, a Mulliner também criou duas capas personalizadas para chaves, nas duas cores.

Batur Convertible na Monterey Week

O carro de desenvolvimento da Mulliner – Batur Convertible Car Zero – fez a sua estreia dinâmica no Goodwood Festival of Speed deste ano e agora viaja para os EUA para a Monterey Car Week, onde os visitantes poderão admirar o seu acabamento personalizado em dois tons, Vermilion Gloss sobre Vermillion Satin.

A família Mulliner Coachbuilt

Criado pela Mulliner, a divisão interna de personalização da Bentley e o fabricante de carroçarias mais antigo do mundo, o Batur Convertible é o terceiro modelo da gama Mulliner Coachbuilt, depois do Bacalar «barchetta» e do Batur «coupé».

Estritamente limitado a um pequeno número de unidades, o Batur Convertible mantém sob o capot a versão mais potente do icónico motor W12 da Bentley, uma unidade mecânica biturbo de 6,0 litros montada à mão, com 740 cv.

A equipa de design interna da Mulliner cria cada unidade Batur Convertible em conjunto com os seus clientes, num trabalho desenvolvido através de um visualizador especialmente criado que permite personalizar qualquer parte do veículo em termos de cor e de acabamento da superfície. Tal como este automóvel, cada Batur Convertible subsequente será tão individual e único como o seu proprietário.

Leia este e outros artigos aqui.