A Porsche Automobil Holding SE, controlada pelos bilionários da família Porsche-Piëch e acionista de referência da Porsche AG e da Volkswagen AG, vai criar um fundo para investir em empresas do setor da Defesa, divulgou esta quarta-feira a agência ‘Bloomberg’: a nova plataforma terá como alvo startups militares, sem necessidade de que os projetos tenham aplicações civis.
“O nosso objetivo é aumentar o envolvimento nos setores da Defesa e em áreas relacionadas, mantendo o foco na mobilidade e na tecnologia industrial”, afirmou o presidente Hans Dieter Pötsch: estão na mira investimentos em sistemas de vigilância e reconhecimento por satélite, sistemas de sensores, cibersegurança, logística e abastecimento.
A ligação do grupo ao setor militar é antiga. A Volkswagen mantém uma joint venture com a Rheinmetall para fabricar veículos militares e, no ano passado, a Porsche investiu dezenas de milhões de euros na fabricante de drones Quantum Systems, de Munique.
O novo investimento na área da Defesa surge num momento de reestruturação interna no grupo. Em fevereiro, a Porsche anunciou um plano para cortar 1.900 postos de trabalho na Alemanha, cerca de 4,5% da sua força laboral global, devido à quebra nas vendas e à transição difícil para veículos elétricos.
Leia este e outros artigos aqui.