Carros autónomos, emissões zero e óculos de realidade aumentada: como vai mudar a nossa forma de conduzir até 2040

Carros autónomos, mobilidade com emissão zero e óculos de realidade aumentada

Carros autónomos, emissões zero e óculos de realidade aumentada: como vai mudar a nossa forma de conduzir até 2040

Carros autónomos, mobilidade com emissão zero e óculos de realidade aumentada: o que está por vir no mundo automóvel vai mudar não só as nossas cidades, mas também a forma como conduzimos por elas.

Já imaginou entrar no seu carro e ser levado até ao escritório enquanto relaxa ou trabalha? Esse futuro está mais próximo do que parece. As cidades do mundo já estão a preparar-se para uma mudança completa na forma como vivemos e viajamos.

Em poucos anos, as nossas cidades serão muito diferentes, garantiu o site ‘El Economista’: mais limpas, mais verdes e com menos trânsito. Os carros ainda existirão, mas não como os conhecemos atualmente. Serão elétricos, autónomos e conectados a tudo ao seu redor: semáforos, peões, bicicletas, o clima… e a si.

A Mercedes-Benz está a trabalhar com especialistas do mundo todo para imaginar como será navegar em cidades como Londres (Inglaterra), Los Angeles (EUA) e Shenzhen (China) em 2040 – pode ver o vídeo aqui. O resultado são três visões muito diferentes, mas todas têm uma coisa em comum: o futuro será mais eficiente, mais confortável e mais sustentável.

Como será movimentar-se nas cidades do futuro?

Londres: menos trânsito, mais bicicletas e mais espaços verdes

Na Londres do futuro, muitas ruas serão projetadas para pessoas, não para carros. Bairros centrais serão redesenhados para priorizar a habitabilidade e a sustentabilidade. A mobilidade vai concentrar no transporte público, bicicletas e robotáxis, enquanto estacionamentos centralizados funcionarão como polos logísticos que ligam diferentes modais de transporte.

Los Angeles: Carros elétricos e faixas inteligentes

Los Angeles é uma cidade enorme, então os carros continuarão a ser importantes, mas serão muito diferentes. Mais da metade dos veículos poderão ser elétricos, e muitos terão painéis solares e vão conduzir-se a si próprios: terão faixas exclusivas e serão ligados entre si para evitar engarrafamentos. A qualidade do ar também será melhorada com mais espaços verdes e tecnologias que usam a água de forma inteligente.

Shenzhen: carros autónomos, drones e táxis voadores

Shenzhen, na China, já é uma cidade altamente avançada tecnologicamente, e a sua visão para 2040 é a mais futurista. Os carros vão mover-se em grupos por faixas especiais, ligados a uma espécie de “nuvem” de tráfego. Drones e táxis voadores transportarão encomendas e pessoas, e tudo será organizado em vários níveis verticais para economizar espaço.

Essa mudança não acontecerá da noite para o dia e variará de cidade para cidade, mas já começou. Os carros não serão mais apenas um meio de transporte, mas parte de um sistema maior que tornará a vida urbana mais confortável e sustentável.

Leia este e outros artigos aqui.