O caos instalou-se num posto de gasolina Plenergy em Alfafar, na região de Valência (Espanha), devido a uma falha de computador.
O erro no sistema fez com que o preço da gasolina caísse para pouco mais de 13 cêntimos por litro, sendo que em poucos minutos o posto ficou lotado de carros, com os condutores ansiosos por abastecer. Ou seja, na passada quinta-feira, quem passou pelo posto de abastecimento encontrou um preço que era, na melhor das hipóteses, aproximadamente um décimo do normal. Isto significa que abastecer por cerca de 65 euros desceu para cerca de seis ou sete euros.
Como se pode ver num vídeo que circula online, o preço de 0,136 euros por litro de gasolina de 95 octanas foi anunciado no clássico letreiro da bomba de gasolina, visível a todos.
O caos levou a polícia a intervir para controlar a situação: no entanto, quem abasteceu por aquele preço fê-lo legalmente.
Porque, como explica a organização de consumidores FACUA, embora as empresas possam alegar “erros tipográficos” em folhetos e similares quando existem preços anormalmente baixos, estes são de natureza contratual e os consumidores devem exigir que lhes seja cobrado o preço que aparece, seja no folheto ou, como neste caso, no painel informativo.
Leia este e outros artigos aqui.