Concept C: o pioneiro que traça o futuro da Audi

De qualquer ângulo, este concept revela uma simplicidade radical – o princípio central da nova linguagem de design da Audi

Concept C: o pioneiro que traça o futuro da Audi

A Audi apresenta o Audi Concept C – um desportivo elétrico de dois lugares que encarna a nova filosofia de design da marca e aponta o caminho para o futuro. De qualquer ângulo, este concept revela uma simplicidade radical – o princípio central da nova linguagem de design da Audi.

A nova face da marca destaca-se pela estrutura vertical que reinventa o legado da Audi e pela assinatura luminosa distinta composta por quatro elementos. O conceito inovador de capota oferece as vantagens de um descapotável, mantendo simultaneamente a essência de um design monolítico. Materiais de elevada qualidade sublinham a precisão em cada detalhe. O design minimalista garante um interior livre de distrações. As soluções de “shy tech” e os controlos táteis sólidos proporcionam uma experiência intuitiva e emocional.

O Audi Concept C personifica o minimalismo atlético, com uma pureza de formas, precisão e solidez. A tensão visual nasce da interação entre superfícies plenas e contidas, intersectadas por uma única linha. Em conjunto, estes elementos definem a essência da sua arquitetura.

Estrutura vertical

A estrutura vertical está no centro da nova secção dianteira, a partir da qual se desenvolve todo o volume estrutural do veículo. Inspirada no Auto Union Type C (1936) e na terceira geração do Audi A6 (2004), apresenta uma forma clara e vertical que transmite presença e identidade.

Trata-se de uma interpretação progressiva do legado da Audi, onde os quatro anéis assumem destaque e a tecnologia orientada para o futuro é integrada com naturalidade. Uma linha de ombros vincada define o volume deste desportivo de dois lugares. As suas proporções resultam de uma arquitetura centrada na bateria. O habitáculo prolonga-se para trás e assenta de forma firme sobre a carroçaria.

Pela primeira vez num roadster da Audi, é utilizada uma capota rígida retrátil elétrica. Composta por dois elementos, esta solução permite ao veículo manter uma silhueta monolítica, enquanto oferece a experiência de condução a céu aberto. Na traseira, as superfícies limpas e as lâminas horizontais reforçam o caráter desportivo do modelo.

O Audi Concept C estreia uma nova assinatura luminosa, composta por quatro elementos dispostos horizontalmente em cada farolim dianteiro e traseiro. Este elemento de design irá definir a identidade visual da Audi, tanto de dia como de noite, garantindo uma presença inconfundível em estrada. O exterior do Audi Concept C é apresentado na cor “Titanium”, que evoca uma elegância técnica e calorosa. A tonalidade inspira-se no brilho do metal que lhe dá nome – um material que simboliza precisão, leveza e robustez.

Atmosfera sofisticada no interior

O interior destaca-se por superfícies arquitetónicas marcantes e formas geométricas claras, que garantem espaço para ambos os ocupantes, ao mesmo tempo que colocam subtilmente o condutor no centro da experiência. Os comandos físicos, fabricados em alumínio anodizado, oferecem uma experiência tátil que transmite qualidade mecânica — pela sua aparência, sensação ao toque e pelo inconfundível “clique Audi”.

O volante constitui o núcleo desta experiência tátil refinada: a sua forma redonda, os elementos hápticos sofisticados e os quatro anéis em metal verdadeiro ao centro foram concebidos com a máxima precisão técnica. Cada material contribui para a atmosfera pura e sofisticada do habitáculo. A paleta cromática, inspirada também no titânio, revela uma harmonia tom sobre tom. Materiais naturais criam um ambiente requintado, acolhedor e elevado. A iluminação ambiente indireta, com tons naturais, valoriza a autenticidade dos materiais e reforça a solidez evidente do design interior.

“Shy tech” proporciona uma experiência intuitiva

A tecnologia impulsiona o progresso. Está sempre presente, mas nunca se impõe. As tecnologias inteligentes criam uma experiência fluida, que apela a todos os sentidos. O conceito de ecrã e de interação segue esta mesma filosofia. O ecrã central dobrável de 10,4 polegadas fornece informações relevantes de forma intuitiva e contextual – adaptando-se a cada situação. Em conjunto com os comandos hápticos no volante e na consola central, o design garante clareza e precisão na interação com o utilizador – os controlos estão exatamente onde se espera que estejam.

O pioneiro que traça o futuro da Audi

De olhos postos no futuro, a Audi irá concentrar-se no que realmente importa: uma combinação inconfundível de clareza, tecnicidade, inteligência e emoção. O Audi Concept C assinala o início de uma nova filosofia de design e representa, por isso, um momento marcante para os quatro anéis. Este concept antecipa um futuro modelo de produção e servirá de referência para o desenvolvimento de outros modelos que se seguirão.

Leia este e outros artigos aqui.