Polestar 5: conheça o Grand Tourer de quatro portas e elevada performance que está pronto para as estradas

Nascido do protótipo Precept, apresentado pela primeira vez em 2020 como uma declaração de intenções para a visão de futuro de design, tecnologia e sustentabilidade da marca, o Polestar 5 é essa visão de futuro concretizada em produção

Polestar 5: conheça o Grand Tourer de quatro portas e elevada performance que está pronto para as estradas

A Polestar, marca sueca de automóveis elétricos, revelou oficialmente o Polestar 5, um Grand Tourer de quatro portas e elevada performance. Nascido do protótipo Precept, apresentado pela primeira vez em 2020 como uma declaração de intenções para a visão de futuro de design, tecnologia e sustentabilidade da marca, o Polestar 5 é essa visão de futuro concretizada em produção.

“O Polestar 5 traz o futuro para o nosso presente. A nossa visão para o design, a tecnologia e a sustentabilidade da Polestar não é mais um sonho, mas sim uma realidade que os nossos clientes podem adquirir”, referiu Michael Lohscheller, CEO da Polestar.

“Com um design escandinavo puro no interior e no exterior, uma plataforma única, motores potentes, chassis sofisticado, tecnologia de ponta e materiais conscientemente sustentáveis, o Polestar 5 é uma estrela que guiará o setor e o modelo perfeito da Polestar”, apontou.

Design

Sendo fiel ao protótipo Precept a equipa de Design da Polestar conseguiu trazer este modelo para produção com alterações mínimas, criando um Grand Tourer arrojado com 5 metros de comprimento e uma superfície moderna e minimalista, sem enfeites desnecessários. A aviação foi a principal inspiração, evidenciada pela superfície esticada sobre um perfil aerodinâmico em forma de asa com uma cauda ao estilo Kamm.

Com uma frente baixa, o SmartZone visto pela primeira vez no Precept, é ladeado por faróis de lâmina dupla tão característicos da Polestar, sendo completos com tecnologia Pixel LED de série. A relação entre as rodas e as linhas do capot é especialmente próxima, um feito possibilitado pela plataforma do automóvel e exclusivo para o design da suspensão dianteira do segmento.

Revestimentos em preto brilhante ou Shade ao longo da seção inferior das portas reduzem a altura visual para 142 cm, enquanto a estufa de vidro combina com o perfil em forma de asa e a linha elegante do teto.

Este formato foi possível sem comprometer o espaço do banco traseiro, movendo a estrutura do teto solar traseiro para trás, atrás das cabeças dos passageiros, à semelhança do Polestar 4, utilizando o espelho retrovisor digital e o vidro traseiro virtual. O Polestar 5 apresenta também o maior teto panorâmico de vidro de qualquer Polestar até o momento – com pouco mais de 2 metros de comprimento e 1,25 metros de largura – garantindo que os ocupantes traseiros apreciem uma sensação verdadeiramente iluminada e espaçosa.

Na traseira, o Polestar 5 utiliza uma barra de luzes aerodinâmica especialmente projetada, com detalhes de ventilação e difusor integrado para melhorar o fluxo de ar. Com vidros sem moldura e maçanetas retráteis, o Cd resultante é de apenas 0,24 para o Polestar 5 Dual motor.

O Polestar 5 está disponível em seis opções de cores, incluindo duas opções de pintura fosca – Storm, um cinza escuro forte e com propósito e Magnesium, um acabamento mais claro, semelhante ao prateado.

“Foi um sonho desenhar o Polestar Precept, e ainda é mais gratificante com o Polestar 5, vê-lo concretizado em produção. Tenho muito orgulho de toda a equipa que trabalhou de forma incansável para garantir que a nossa visão permanecesse absolutamente fiel ao protótipo. Mal posso esperar para ver os clientes a divertirem-se com este automóvel tanto quanto nós nos divertimos a criá-lo”, frisou Nahum Escobedo, Head of Exterior Design.

Interior

No interior, este GT elétrico de elevada performance com configuração de 4+1 lugares foi concebido com igual atenção para o condutor e para os passageiros. Os bancos dianteiros, desenvolvidos em colaboração com a Recaro, combinam um ponto interior de anca especialmente baixo com um apoio lateral reforçado e o conforto sueco típico. Os bancos vêm revestidos, de série, em MicroTech Charcoal, com a opção de couro Nappa da Bridge of Weir em Charcoal ou em Zinc. Este couro, proveniente de subprodutos naturais da indústria alimentar, é livre de crómio e tem a garantia de bem-estar animal, acrescentando ainda ventilação e função de massagem ao aquecimento e aos ajustes elétricos também de série.

Pensado principalmente como um modelo de quatro lugares, o sistema de climatização é de quatro zonas, bem como as funções de aquecimento, ventilação e massagem que podem ser controladas pelos passageiros através do apoio de braço central, quando este está na posição rebaixada. Nos bancos traseiros podemos encontrar o mesmo design dos bancos dianteiros Recaro sendo também possível recliná-los individualmente para um maior conforto. Ao levantar o apoio de braço, cria-se um quinto lugar de assento — com uma configuração desfasada proporcionando mais espaço para os ombros e transformando o GT num modelo prático de cinco lugares. Um recorte na bateria, conhecido como “garagem para os pés”, localiza-se atrás dos bancos dianteiros, oferecendo mais espaço para os pés e uma posição de assento mais natural para os ocupantes traseiros.

São utilizados materiais de fibra natural em todo o interior, com destaque para a trama exclusiva Polestar desenvolvida com a BCompTM nos encostos dos bancos dianteiros. Equipada com ampliTexTM para maior resistência, esta alternativa de base biológica à fibra de carbono, é feita de linho, e é até 40% mais leve que o plástico utilizando 50% menos de materiais de origem fóssil. As secções inferiores das portas, feitas com NFPP, demonstram a estrutura natural do material de base biológica. Isso pode também ser observado no revestimento interno do porta bagagens traseiro de 365 litros, enquanto o porta bagagens dianteiro de 62 litros utiliza o material UltraSilent da AutoNeum, economizando 60% (aproximadamente 5 kg) de peso em comparação com o plástico tradicional e fazendo parte de uma estratégia de monomaterial para facilitar a reciclagem no fim da vida útil.

O Polestar 5 continua a usar materiais reciclados que já se encontram noutros veículos Polestar, incluindo Econyl, um material reciclado feito de redes de pesca e outros materiais residuais, para os tapetes, PET reciclado para o forro do teto e uma segunda decoração de malha envolvendo a parte superior das portas.

A posição de condução do Polestar 5 é deliberadamente reclinada, tendo como foco a performance, graças aos bancos rebaixados e ao volante em ângulo vertical aproximado do condutor. O display do condutor tem 9 polegadas e é montado diretamente na coluna de direção que é ajustável eletricamente, garantindo que esteja perfeitamente posicionado na linha de visão, independentemente da posição escolhida. Finalmente, o head-up display do Polestar 5 tem 9,5 polegadas e completa as exibições de informações focadas no condutor.

Tecnologia

Existe uma consola central, situada entre os bancos dianteiros, que incorpora um compartimento de armazenamento com fecho, com um comando de áudio giratório para controlar o ecr central de 14,5 polegadas. O display central executa um sistema operacional Android Automotive específico da Polestar com Google incorporado, que aproveita o melhor do Polestar 3 e do Polestar 4. Existem quatro blocos dinâmicos situado abaixo da secção do Google Maps que podem ser personalizados de acordo com a função escolhida pelo utilizador, e um bloco de atalho para personalizar até seis das funções mais utilizadas pelo condutor.

O áudio é controlado pelo sistema Polestar High Performance Audio com 10 altifalantes ou pelo sistema de audio Bowers & Wilkins com 21 altifalantes, tecnologia Tweeter-on-Top e potência de saída de 1.680 Watts. A iluminação ambiente com linhas de laser envolve a cabine, terminando numa barra de som atrás dos encostos de cabeça dos passageiros traseiros, e combinada com o Active Road Noise Cancellation, proporciona uma experiência verdadeiramente de primeira classe.

O ADAS – Advanced Driver Assistance Systems é parte integrante da oferta do Polestar 5, com destaque para a SmartZone, que abriga sensores, radar e câmara de estacionamento frontal. A função Pilot Assist ajusta a velocidade e a posição do veículo na faixa escolhida, em velocidades até 150 km/h. No total, o Polestar 5 possui 11 câmaras de visão, uma câmara de monitorização do condutor, um radar de médio alcance e 12 sensores ultrassónicos. O Polestar 5 possui ainda oito airbags e utiliza radares internos para detectar o número, a posição e o tipo de ocupantes, a fim de acionar as medidas de segurança corretas em caso de acidente.

Polestar Performance Architecture

A base do Polestar 5 é uma nova plataforma de alumínio colado sob medida e curado a quente, que constitui a Polestar Performance Architecture (PPA). Ao utilizar extrusões, prensagens e fundições de alumínio de alta resistência, a estrutura é leve e rígida, conferindo ao Polestar 5 uma rigidez torsional superior à de um desportivo ou superdesportivo de dois lugares.

O Polestar 5 é composto por 13% de alumínio reciclado e 83% de alumínio proveniente de fundições que utilizam eletricidade renovável, o que reduz substancialmente a sua pegada de CO₂ e em comparação com fontes de abastecimento tradicionais.

Quando comparado com a mesma estrutura em aço, a arquitetura em alumínio para além de mais leve, oferece também vantagens em termos de segurança. A bateria NMC de iões de lítio de 112 kWh (106 kWh utilizáveis), fornecida pela SK On, faz parte integrante da estrutura.

A equipa de engenheiros da Polestar tomou decisões inovadoras — incluindo a suspensão dianteira compacta de duplo triângulo, os discos de travão dianteiros de duas peças com campânula em liga leve, e a cremalheira da direção posicionada em frente do eixo dianteiro — tudo pensado para proporcionar características de condução focadas na performance.

A travagem está a cargo da Brembo com quatro pistões na dianteira, partilhados com o Polestar 3, os quais combinados com os discos leves de duas peças de 400 mm, permitem uma poupança de 12 kg em relação ao sistema do SUV, melhorando a massa não suspensa e também o comportamento dinâmico.

O Polestar 5 Dual Motor conta com sofisticados amortecedores passivos BWI e molas helicoidais internas, enquanto o Polestar 5 Performance utiliza o amortecimento adaptativo BWI MagneRide. Os amortecedores leem a estrada até 1.000 vezes por segundo e podem reagir até três milissegundos graças ao fluido magnetoreológico, proporcionando excelente controlo de movimento da carroçaria, mantendo o conforto e uma resposta ideal em todas as velocidades.

Pneus Michelin personalizados, projetados especificamente para as combinações de rodas do Polestar 5, com diâmetros de 20 a 22 polegadas, completam o pack de características focado na performance.

Lutz Stiegler, CTO da Polestar, indicou que “as nossas equipas de P&D trabalharam de forma incansável para desenvolver a Polestar Performance Architecture desde o zero, e isso deu frutos na performance deste GT. Em conjunto com o motor traseiro desenvolvido internamente, a arquitetura elétrica de 800 V e as nossas decisões de engenharia inovadoras, o Polestar 5 é um Grand Tourer incrível e versátil”.

Motores

O Polestar 5 utiliza um motor elétrico traseiro desenvolvido internamente que contribui com até 450 kW e 660 Nm para a potência total de 650 kW e 1.015 Nm do Polestar 5 Performance. Isso permite que este modelo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, enquanto o Polestar 5 Dual motor de 550 kW leva apenas 3,9 segundos para concluir o mesmo teste. Ambas as versões são limitadas eletronicamente a 250 km/h.

Uma arquitetura elétrica de 800 V – a primeira deste género num modelo Polestar – ajuda a atingir números tão impressionantes e permite que o Polestar 5 carregue até 350 kW num carregador CC adequado. O teste de referência de carga da bateria de 10 a 80% pode levar apenas 22 minutos, e um indicador de carga externo no pilar C fornece uma indicação rápida do estado de carga (SOC) do veículo.

Para maior eficiência, o motor traseiro do Polestar 5 pode ser desconectado, e o motor duplo do Polestar 5 pode atingir até 670 km[2] (WLTP) com uma única carga, enquanto o Polestar 5 Performance pode percorrer até 565 km[2] (WLTP).

Já disponível para encomenda, o Polestar 5 Dual Motor (550 kW, 812 Nm) tem um preço de lançamento indicativo de EUR 122.600. O Polestar 5 Performance (650 kW, 1.015 Nm) está disponível com um preço de lançamento indicativo de EUR 146.400. As encomendas já estão disponíveis online em todos os mercados de lançamento inicial.

Leia este e outros artigos aqui.