Ensaio. A minha aventura com o Alfa Romeo Junior Elettrica Speciale: um Elétrico com Alma Italiana

Como apaixonado que sou  por automóveis não hesitei quando surgiu a oportunidade de ensaiar o Alfa Romeo Junior Elettrico Speciale, o primeiro SUV compacto elétrico da marca. 

Ensaio. A minha aventura com o Alfa Romeo Junior Elettrica Speciale: um Elétrico com Alma Italiana

Como apaixonado que sou por automóveis não hesitei quando surgiu a oportunidade de ensaiar o Alfa Romeo Junior Elettrica Speciale, o primeiro SUV compacto elétrico da marca.

Durante alguns dias, levei este pequeno desportivo numa viagem de Lisboa até às estradas sinuosas de Sintra, Cascais e de volta, misturando cidade, autoestrada e curvas desafiantes.

Estética: Um design que rouba olhares

O Junior Speciale é amor à primeira vista. As suas linhas esculpidas e musculosas encaixam muito bem neste SUV compacto com a grelha Scudetto redesenhada – desapareceram  as entradas de ar – a dominar a zona dianteira.

Os faróis LED adaptativos, finos e desportivos, combinam com as elegantes jantes de 18 polegadas já conhecidas e que recordam a história da marca.

Pintado no vermelho Brera metálico, acredito que este desenho presta uma justa homenagem à herança da marca, tanto no interior como no exterior: desde as luzes LED traseiras a recordar modelos de competição dos anos 70 até às saídas de ar interiores… do saudoso Alfa 33.

Este não é um elétrico sem graça mas um verdadeiro Alfa carregado de personalidade,

O habitáculo do Junior Speciale é acolhedor e, como sempre, centrado no condutor. Possui dois ecrãs de 10.25 polegadas – um para o painel de instrumentos e outro para o sistema de infotainment – dominam o cockpit, com gráficos nítidos e minimalistas, sendo que este último surge numa posição algo baixa mas com Apple CarPlay e Android Auto sem fios.

Possui a maioria dos plásticos rijos sendo alguns elementos forrados a alcântara com muitos elementos diretamente utilizados do grupo Stellantis.

O espaço é suficiente para quatro adultos, com os bancos dianteiros declaradamente desportivos e … especiais: backets com forro em alcântara mas o mais interessantes é que algumas zonas das costas do banco são abertas! A Sabelt quer mesmo ser diferente!

Comportamento: Diversão com ADN Alfa

Em estrada, o Junior Speciale com os seus 156cv demonstra que é um Alfa. Com os seus vários modos de condução, o chassis firme e a direção leve – mas precisa –  são interessantes. A suspensão lida bem com buracos, mas é um pouco rígida em pisos irregulares. Os modos Alfa  ajustam a condução, e o Dynamic, com o som artificial a imitar um motor a combustão, é cativante.

Com uma bateria de 54 kWh, o Junior promete 410 km em ciclo WLTP sendo que em condições reais, devemos- nos ficar pelos 320kms.

Em Portugal, o Junior Speciale começa nos €38.950, até perto do 44.000€.

Leia este e outros artigos aqui.