Combustíveis vão finalmente descer na segunda-feira, mas menos do que o esperado

Desde o final de agosto, o agravamento foi particularmente expressivo: o gasóleo encareceu 19,2 cêntimos por litro e a gasolina 10,2 cêntimos.

Combustíveis vão finalmente descer na segunda-feira, mas menos do que o esperado

A descida dos combustíveis prevista para a próxima semana deverá ser menos expressiva do que inicialmente antecipado. As indicações mais recentes do setor apontam agora para uma redução de cerca de 6 cêntimos por litro no gasóleo e de 2 cêntimos na gasolina a partir de segunda-feira.

Os automobilistas vão continuar a ter algum alívio na próxima ida ao posto de abastecimento, mas menor do que aquele que tinha sido inicialmente antecipado.

As primeiras previsões recolhidas pela ‘Executive Digest’ apontavam para uma descida de cerca de 7,5 cêntimos por litro no gasóleo e de 3,5 cêntimos na gasolina. Contudo, as indicações mais recentes de fonte do setor corrigem esses valores em baixa.

Assim, a partir de segunda-feira, o gasóleo deverá ficar cerca de 6 cêntimos por litro mais barato, enquanto na gasolina é esperada uma redução de aproximadamente 2 cêntimos por litro.

Quanto representa num depósito de 60 litros?

A revisão das previsões também reduz a poupança esperada para quem precisa de abastecer.

Com uma descida de 6 cêntimos por litro, encher um depósito de 60 litros com gasóleo poderá custar menos 3,6 euros. A previsão anterior, de 7,5 cêntimos, apontava para uma poupança de 4,5 euros.

Na gasolina, os 2 cêntimos agora previstos traduzem-se numa redução de 1,2 euros num depósito de 60 litros, contra os 2,1 euros que resultariam da descida de 3,5 cêntimos inicialmente antecipada.

Alívio chega depois de várias semanas de subidas

Apesar da revisão, a próxima semana deverá marcar uma inversão depois da escalada recente dos preços dos combustíveis.

Os dados mais recentes da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), relativos a 23 de setembro, colocam o preço médio do gasóleo simples nos 2,221 euros por litro e o da gasolina simples 95 nos 2,115 euros.

Desde o final de agosto, o agravamento foi particularmente expressivo: o gasóleo encareceu 19,2 cêntimos por litro e a gasolina 10,2 cêntimos.

A descida prevista para segunda-feira permitirá, assim, recuperar apenas uma parte desse aumento. Mesmo descontando integralmente os 6 cêntimos agora antecipados, o gasóleo continuaria cerca de 13,2 cêntimos por litro acima do valor médio registado no final de agosto. Na gasolina, mesmo com a redução de 2 cêntimos, a diferença continuaria nos 8,2 cêntimos por litro.